sexta-feira, junho 27, 2008


OBRIGADO PRIMEIRA DAMA

Desde o primeiro mandato do Barba que o cargo de primeira dama está vago, pois, se FHC e Lula se equivalem, Ruth e Marlene não, é um abismo violento, água e vinho, só espero que com a partida de uma mulher como foi Ruth Cardoso, possamos ser presenteados com novas que surgirão. Ela deixa uma lição de cidadania e com certeza fará muita falta no cenário nacional. Abaixo um pouco mais de nossa última primeira dama.

Ruth Correia Leite Cardoso (Araraquara 19 de setembro de 1930 — São Paulo, 24 de junho de 2008), nascida Ruth Vilaça Correia Leite, foi uma antropóloga brasileira e professora da Universidade de São Paulo. Era casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Durante o mandato do marido, fundou e presidiu o Comunidade Solidária, atual Comunitas, organização responsável por programas sociais e de voluntariado.
Fundadora da organização não-governamental (ONG) Comunitas, Ruth atualmente integrava o conselho diretor da entidade, que atua em projetos sobre democracia e responsabilidade social. De acordo com o site da entidade, a Comunitas visa a dar continuidade às idéias e ações promovidas pela Comunidade Solidária, programa de combate à pobreza e à exclusão que vigorou nos dois governos de FHC.
Entre os programas desenvolvidos pelo Comunidade Solidária, estão o Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, o Comunidade Ativa e Capacitação Solidária. Os programas deram origem aos benefícios Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, embriões do Bolsa Família do governo Luiz Inácio Lula da Silva.


Formação acadêmica
Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias de diferentes países – Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris),Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).
Era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e planejamento (Cebrap – São Paulo).
Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (especialmente a japonesa), movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.

Obras
O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959)
Estrutura familiar e mobilidade social (1972)
A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)
A trajetória dos movimentos sociais (1994)
Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)

Nenhum comentário: