terça-feira, novembro 06, 2007


Ramakrishna



Não gosto de falar de religião, por ser algo muito particular de cada indivíduo, mas ao ler um trecho do livro “Epopéias da Índia Antiga”, resolvi escrever algo que acho de vital importância no mundo de hoje, e que torna o pensamento deste yogi cada vez mais necessário, a intolerância e o fanatismo já causaram mortes de mais, em pleno século XXI é triste constatar que o homem ainda não compreendeu que suas diferenças são o seu todo, e que cada fragmento de religiosidade tem de ser usada para um maior entendimento de nós mesmos e de como podemos agregar e construir um futuro melhor, para nossos filhos. Católicos, Protestantes, Muçulmanos, Budistas, Hinduístas e tantos outros precisam olhar para frente e perceber que biologicamente não existem diferenças, e intelectualmente todas estas pequenas diferenças se completam.

Segue abaixo trecho sobre Ramakrishna do livro “Epopéias da Índia Antiga” do filósofo Swami Vivekananda:

“Meu mestre costumava dizer: [“A religião pode ser dada e recebida mais efetiva e tangivelmente do que qualquer coisa neste mundo”]
Religião não é palavrório, não é doutrina, teoria, sectarismo, nem pode ser encerrada em congregações e igrejas. É a relação entre a alma e Deus. Como pode limitar-se a uma sociedade humana? Enquanto se eclesiastiza, a religião degenera em negócio e perde a espiritualidade, deixa de ser verdadeira religião.”
“Não consiste a religião em construir templos, assistir o culto cerimonial, nem tampouco se encontra em livros, conferências, associações. Consiste no reconhecimento e pratica da verdade.”

“A segunda idéia que aprendi do meu mestre, porventura a mais vital, foi a admirável verdade de que as religiões professadas no mundo não são antagônicas, nem contraditórias, mas sim diversas fases da única e eterna Religião, que se adapta a todos os planos da existência e à mentalidade de vários povos em diferentes épocas da história do mundo.”

Salve Ramakrishna, e que o mundo perceba a sutileza de todo seu amor.

Nenhum comentário: