quarta-feira, janeiro 04, 2012



Palacete Santa Helena

Vítima de um progresso desprovido de respeito, esta obra arquitetônica foi demolida para dar lugar a estação Sé do metrô.
O Santa Helena não carregava apenas em suas paredes e estruturas uma arquitetura requintada, mas também uma enorme carga de história, história esta da construção do que se tornaria a maior cidade da América Latina, história da arte brasileira pois de 1935 a 1940 o Palacete abrigou um grupo de pintores que se uniram de forma espontânea e impulsionaram o movimento modernista na capital paulista.
O grupo Santa Helena contou com artistas como: Francisco Rebolo, Mario Zanini, Manoel Martins, Fulvio Pennacchi , Bonadei, Clóvis Graciano, Alfredo Volpi, Humberto Rosa e Rizzotti.
Estas e outras histórias desta incrível edificação foram demolidas em 117 dias, hoje resta muito pouco e nossos olhos, assim como o potencial turístico foram privados da imponência do Santa Helena. Pergunta:
A estação da Sé construída dentro do Santa Helena, como fazem hoje shoppings ao lado das estações, não seria uma solução culturalmente mais rica e economicamente mais rentável? Com lojas, seu cineteatro, etc?
Que o Santa Helena sirva de exemplo para futuras obras, que os governantes se espelhem neste equívoco para investir no futuro sem assassinar nosso passado.
Palacete Santa Helena - *1925 +1971
É só clicar para visualizar melhor as imagens.

Nenhum comentário: