quarta-feira, setembro 26, 2007


Do Trânsito ao condomínio!


Voltando hoje para meu humilde lar decidi que escreveria sobre o trânsito, pois sábado houve uma campanha que visava melhorar os ares do paulistano, estimular atividades físicas, etc. Aproveitando o tema decidi perguntar a todos que participaram do meu dia, se haviam deixado seus bólidos na garagem, e os mesmos responderam categoricamente: NÃO! Visto que domingo o céu de São Paulo estava em um lindo tom de Marrom Vandick, ninguém deu a mínima para a iniciativa. O uso do carro é banalizado ao extremo na capital, tem gente que usa o carro para ir à padaria, isso quando não gasta uma Guarapiranga inteira lavando seu Voyage 84 italiano (cheio de massa), como diz o posto do Dom Pedro I, brasileiro é apaixonado por carro, mas é meio complicado, pois quando você pergunta por que a pessoa quer tanto um carro as repostas são quase sempre as mesmas: Liberdade, Necessidade, e O prazer de dirigir!
1) Liberdade - Em São Paulo impossível, sempre tem um amarelinho advertindo ou fechando e abrindo ruas, sem contar que os vidros devem ficar fechados para evitar assaltos.
2) Necessidade – Para se locomover em horário normal você não precisa necessariamente ter um veículo, no caso seria para emergências, e emergências não acontecem todo dia, se acontecer meu amigo, procure um pai de santo.
3) O prazer de dirigir – Catzo, que prazer pode haver em ficar parado por horas no transito inalando monóxido de carbono,talvez seja como nicotina e acabe viciando, sem contar o pé inchado de tanto pisar na embreagem.
Sinceramente, o caos que é o trânsito em São Paulo, não justifica nenhum dos itens acima, o que vemos são carros com uma ou no máximo duas pessoas, uma guerra acirrada por espaço, a ponto de uma simples volta para casa virar uma estressante aventura (vide as marginais, onde a luta por ganhar terreno, beira o contato físico).
É preciso rever tudo que envolve transporte em São Paulo, mas uma coisa é certa, chegando em casa indo para reunião de condomínio, descobri que se já é complicado que todos tenham bom senso entre poucos moradores, o que dizer do trânsito de uma cidade, se os paulistanos não conseguem discernir entre a prioridade de um portão de segurança, ou um jogo de cadeiras para o salão de festas o trabalho é árduo, e mais uma vez levar vantagem, não vai levar o brasileiro para nenhum lugar, isso independente de seu veículo, estaremos pisando sempre no mesmo rabo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Divertido esse texto!
Digo isso pq as pessoas gostam muito de reclamar, e não se dão conta de que fazem cada coisa idiota, babaca...
E realmente, o povo do teu condomínio nunca vai ter consciência! Só quando acontecer alguma coisa de ruim com alguém de ambas as famílias.
Bjs.

Osvaldo disse...

O pior de tudo meu amor, é que não é só o meu condomínio, e sim o condomínio chamado Brasil!
Que pena!