quarta-feira, março 05, 2008


Licurgo para Presidente!

Os trechos abaixo são extraídos do livro “Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam, e reflete bem o povo de certo lugar...

“Não alcançara nunca seu objetivo como alcançaram os dois cães do célebre legislador de Esparta(28). Já não falo por Minos nem Numa, que por meio de fabulosas invenções souberam tirar proveito da ignorância popular.É sempre com semelhantes puerilidades que se faz mover a grande e estúpida besta que se chama povo.”

“(28)- Licurgo para mostrar a força da educação, pegou dois cães da mesma raça, um muito habituado a caçar e o outro amansado em casa. Em seguida, tendo posto diante de ambos uma panela cheia de comida e deixado em liberdade uma lebre, o primeiro saiu em perseguição da lebre e o segundo dirigiu-se para panela.”

“Conta a lenda, que ele, ao terminar o conjunto de leis que regeriam Esparta, solicitou um pedido e uma promessa do rei. Com a concordância e sabedor da fraqueza humana frente às injunções políticas de momento, pediu a promessa que as Leis só seriam alteradas com o aval dele (Licurgo) e pediu sua condenação ao ostracismo, para que as Leis sobrevivessem aos homens.”


Este último trecho retirado da internet.Pelo amor de Deus, será que seria possível clonar esse cara?

Um comentário:

BizucoGirl Insight disse...

Eles escolhem, dão o peixe ou ensinam a pescar!
Tudo a ver com o nosso atual governo. Ótima lembrança.