segunda-feira, abril 02, 2007


Pitacos Futebolísticos!

Voltando aos pitacos, a rodada foi repleta de clássicos, Milan X Roma, Porto X Benfica, Arsenal X Liverpool, Botafogo X Flamengo, São Paulo X Palmeiras. Não pude ver todos os jogos, mas os destaques ficam para o gigante inglês Peter Crouch que arrebentou com o Arsenal, o final da partida entre Porto e Benfica que foi eletrizante, e para o mistão do São Paulo que soube vencer um Palmeiras que depende muito da criatividade de Edmundo e Valdívia.
A expectativa do gol 1000 do baixinho também não podia deixar de ser registrada, aliás é digna de destaque, o jogo acabou 2 x 0 para o Botafogo, mas o fato de um jogador aos 41 anos levar mais de 400 repórteres, sendo muitos da Europa mostra o tamanho da história traçada por Romário no futebol, pois na minha opinião ele é muito mais importante para o futebol brasileiro que Fenômenos, Gaúchos entre outros. Digo isso porque, a copa vencida metade pelo Romário, e metade pelo resto da seleção, tirou o grito engasgado na garganta de muita gente, o Brasil não vencia uma copa a 24 anos, a pressão era enorme, mesmo assim ele de maneira brilhante driblou tudo e todos, o gol contra Holanda em 1994 é um primor, e está na minha galeria dos mais lindos que já tive o prazer de ver. Para se ter uma idéia da importância do baixinho, ele não estava entre os batedores oficiais de pênaltis da seleção brasileira, mesmo assim pediu ao técnico para bater uma cobrança na final da copa contra a Itália, o técnico o questionou, e mesmo assim o baixinho insistiu que queria cobrar a penalidade, a bola caprichosamente ainda veio á bater na trave, mas foi gol e todos sabem o resto da história. Romário não precisa provar mais nada para ninguém, e pode com todas as letras dizer que tecnicamente tem muita “baba” por ai, e pode seguir jogando e marcando seus gols. Sou fã e digo sem medo, se Pelé é o rei do futebol, Romário é o rei da área! Obrigado baixinho, independente do resultado de hoje.
Assisti também no sábado á partida “dinâmica” entre Boa Vista X Passos de Ferreira, jogo duro – “duro de se ver”, mas o detalhe mais pitoresco do jogo fica por conta do nome de um jogador do Boa Vista, o cidadão se chama “Nuno Pinto”, falando sério gente, imagina um cara no Brasil com o nome de Nu no pinto? Seria chamado de paneleiro, ou coisa pior.
O mais importante a se constatar em todo final de semana, é a ausência de craques no Brasil, ao ver jogos do exterior as equipes estão forradas de jogadores brasileiros, por aqui não sobra muita gente de talento, só alguns veteranos que sobram em campo, sem contar que Zé Roberto, que acredito não fique para o campeonato brasileiro, está sobrando, para quem desfilava na Europa, jogar contra tanto cabeça de bagre é uma “teta”. Portanto se o brasileiro quiser realmente ver futebol de qualidade no Brasil, espere até dia 28 de Abril, pois nesta data começa o Rio-São Paulo de Showbol, este sim um campeonato repleto de craques, repleto de história, e com jogadores que todo torcedor paga ingresso – Djalminha, Muller, Careca, Ronaldo, Paulo Nunes, Viola, Cesar Sampaio, entre outros, este sim é o futebol que o Brasil quer ver, saudades do bom futebol, saudades de Mestre Telê!

Nenhum comentário: